quinta-feira, 3 de junho de 2010

Vamos cultivar a paz em nossos corações! Diga NÃO ao Bullying!

Na semana de 24 a 28 de maio, toda a escola parou para refletir sobre um assunto muito comum nas escolas, que está afetando o comportamento e o aprendizado daqueles que sofrem calados...

Bullying na escola!

As professoras da sala de leitura trabalharam com trechos do filme "Ponte para Terabítia". Em sala de aula todos os professores do ciclo I e II desenvolveram dinâmicas jogos e brincadeiras abordando os diferentes tipos de violência que ocorrem no interior da escola. A equipe de rádio e jornal e o grêmio estudantil fizeram diversos cartazes sobre bullying e cultura da paz e espalharam pela escola. Para fechar esta semana, realizaram uma roda viva formada por dois representantes de cada sala para realização de um debate com o objetivo de pensar em novas ações de combate ao bullying!

Vejam só alguns dos trabalhos...






Bullying na escola!

Esse foi o tema abordado na nossa primeira Roda Viva do ano de 2010 com representantes de todas as turmas do ciclo I e II onde assistimos trechos do filme Meninas Malvadas, debatemos o assunto e pensamos em estratégias para combater o Bullying na Escola. Ao final da atividade, foi realizada uma dinâmica para se identificar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças para conhecermos melhor sobre este tipo de violência, identificando o bullying e como combatê-lo, sendo que cada representante de sala desenvolverá a mesma dinâmica em sua sala de aula envolvendo a todos os alunos que já estavam há uma semana participando de atividades desenvolvidas pelo grupo de professores a respeito do Bullying escolar. Os resultados serão discutidos na segunda Roda Viva que acontecerá em breve!


Todos juntos no combate à dengue!


Aluno repórter Adeilton, entrevista a bióloga Bronislawa Ciotek em 24/02/10 na sede da Coordenação de Vigilância em Saúde. A reportagem foi produzida com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de se eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti na escola, nas casas e em toda a comunidade.