A RÁDIO E O JORNAL :
A veiculação da rádio e confecção do jornal na escola, incentivam o processo educativo, promovem a interdisciplinaridade e causam uma ruptura com as práticas escolares rotineiras, redefinindo o papel do educador e os métodos de ensino que ele utiliza, considerando outros fatores bastante relevantes nessa ação como, a prática real do trabalho em grupo e a experimentação de diversas maneiras para realizar a aprendizagem.
Criar e veicular os programas da rádio e as matérias do jornal, proporcionam novas formas de relacionamento entre professores e alunos e renovam as práticas pedagógicas. Além disso, para sua produção é exigida diferentes especialidades, que vai do planejar à locução, do editorial à reportagem, e envolvem as mais diversas áreas do conhecimento ligando-as ao serviço público, que é o de informar.
Assim, a tarefa da equipe de educomunicação é o de saber qual informação será dada e, em que circunstância.
O educando inserido no contexto destas mídias tem nestas, um espaço para comunicar e expressar os assuntos que o interessam, bem como veicular sua voz e caminhar para a descoberta da sua própria identidade, uma vez que, a utilização dos veículos de comunicação, valoriza a autonomia e a atuação na realidade, desenvolve as capacidades, leitora e escritora de forma crítica levando-o a perceber as diferenças entre opinião e notícia e da intencionalidade nas informações, que propõe a criação do hábito de pesquisar em fontes diversas e a sintetizar as idéias num texto, ato esse que reforça o espírito crítico.
Esses meios de comunicação na escola, não fazem parte apenas de uma cultura midiática que recebe a informação de forma passiva e sem questionar, mas trata-se de uma atitude crítica a seu respeito. Faz com que utilizemos a palavra como ferramenta à variedade de assuntos. Transforma-os em instrumentos de participação e fruto de um trabalho coletivo que envolve toda a comunidade escolar, incluindo os pais e moradores do entorno da escola, cumprindo assim, com uma das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
A veiculação da rádio e confecção do jornal na escola, incentivam o processo educativo, promovem a interdisciplinaridade e causam uma ruptura com as práticas escolares rotineiras, redefinindo o papel do educador e os métodos de ensino que ele utiliza, considerando outros fatores bastante relevantes nessa ação como, a prática real do trabalho em grupo e a experimentação de diversas maneiras para realizar a aprendizagem.
Criar e veicular os programas da rádio e as matérias do jornal, proporcionam novas formas de relacionamento entre professores e alunos e renovam as práticas pedagógicas. Além disso, para sua produção é exigida diferentes especialidades, que vai do planejar à locução, do editorial à reportagem, e envolvem as mais diversas áreas do conhecimento ligando-as ao serviço público, que é o de informar.
Assim, a tarefa da equipe de educomunicação é o de saber qual informação será dada e, em que circunstância.
O educando inserido no contexto destas mídias tem nestas, um espaço para comunicar e expressar os assuntos que o interessam, bem como veicular sua voz e caminhar para a descoberta da sua própria identidade, uma vez que, a utilização dos veículos de comunicação, valoriza a autonomia e a atuação na realidade, desenvolve as capacidades, leitora e escritora de forma crítica levando-o a perceber as diferenças entre opinião e notícia e da intencionalidade nas informações, que propõe a criação do hábito de pesquisar em fontes diversas e a sintetizar as idéias num texto, ato esse que reforça o espírito crítico.
Esses meios de comunicação na escola, não fazem parte apenas de uma cultura midiática que recebe a informação de forma passiva e sem questionar, mas trata-se de uma atitude crítica a seu respeito. Faz com que utilizemos a palavra como ferramenta à variedade de assuntos. Transforma-os em instrumentos de participação e fruto de um trabalho coletivo que envolve toda a comunidade escolar, incluindo os pais e moradores do entorno da escola, cumprindo assim, com uma das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
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