A Educomunicação define-se como um conjunto de ações que visam integrar às práticas educativas ao uso das tecnologias de comunicação, observando a relação entre as mídias e a sociedade, e a partir da análise dessa observação, proporcionar aos educandos um processo de aprendizagem com o uso da imagem, do áudio e do material impresso, onde possam criar, recriar e ressignificar os conhecimentos e as informações que produzem sentidos na vida cotidiana, dando origem a novas práticas que irão fortalecer as inter-relações, transformar a escola em espaços educativos, interativos, abertos e democrático que potencializa a convivência de toda comunidade escolar. Os meios de comunicação, rádio, televisão, Internet e jornal tendem a atuar como facilitadores no processo de aprendizagem, estimulando a reflexão, a cooperação, o crescimento da auto-estima e do desenvolvimento da capacidade de expressão do Ser Humano tanto na sua individualidade como na coletividade.
O conceito de Educomunicação, visto desta maneira, é de uma gestão comunicativa e dialógica que irá se caracterizar por aguçar as contradições na construção dos saberes, que tem suas ações pautadas pela intencionalidade capaz de modificar a realidade em que se vive e promover a autonomia dos participantes desse processo, que ao realizarem um novo discurso, experimentam, na verdade, uma outra forma de convivência social que é fundamentada, antes de tudo, no profundo respeito a cada um dos seus integrantes, e esses por sua vez, compreendem que se os pensamentos e as decisões são individuais, os debates e as ações são sempre coletivos.
Neste sentido, os meios de comunicação possibilitam a transformação e renovação das relações e interações, num leque de inter-relações que vão além das fronteiras e que são alicerçados pela alegria e pela liberdade, que se traduzem em práticas de leituras críticas, participativas e construtivas, que só ocorrem quando o sujeito se sente tocado, envolvido e conectado, fazendo-o sentir-se parte do todo.
Dessa forma, levar a Educomunicação para a sala de aula, incentiva o diálogo como estratégia de resolver os conflitos existentes neste espaço e que em contra partida, promove a Cultura da Paz, que nada mais é do que “a paz em ação”, ou seja, desenvolver uma cultura que não aceita a violência de qualquer espécie (física, étnica, psicológica, etc.), e utiliza a palavra como um instrumento valioso para qualificar a convivência na diversidade, dando espaço ao diálogo, à argumentação e à cooperação que contribuem para o sentimento de solidariedade e alteridade, incentivando valores e atitudes em prol da Cultura da Paz.
O conceito de Educomunicação, visto desta maneira, é de uma gestão comunicativa e dialógica que irá se caracterizar por aguçar as contradições na construção dos saberes, que tem suas ações pautadas pela intencionalidade capaz de modificar a realidade em que se vive e promover a autonomia dos participantes desse processo, que ao realizarem um novo discurso, experimentam, na verdade, uma outra forma de convivência social que é fundamentada, antes de tudo, no profundo respeito a cada um dos seus integrantes, e esses por sua vez, compreendem que se os pensamentos e as decisões são individuais, os debates e as ações são sempre coletivos.
Neste sentido, os meios de comunicação possibilitam a transformação e renovação das relações e interações, num leque de inter-relações que vão além das fronteiras e que são alicerçados pela alegria e pela liberdade, que se traduzem em práticas de leituras críticas, participativas e construtivas, que só ocorrem quando o sujeito se sente tocado, envolvido e conectado, fazendo-o sentir-se parte do todo.
Dessa forma, levar a Educomunicação para a sala de aula, incentiva o diálogo como estratégia de resolver os conflitos existentes neste espaço e que em contra partida, promove a Cultura da Paz, que nada mais é do que “a paz em ação”, ou seja, desenvolver uma cultura que não aceita a violência de qualquer espécie (física, étnica, psicológica, etc.), e utiliza a palavra como um instrumento valioso para qualificar a convivência na diversidade, dando espaço ao diálogo, à argumentação e à cooperação que contribuem para o sentimento de solidariedade e alteridade, incentivando valores e atitudes em prol da Cultura da Paz.
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